Desafio: O principal desafio foi a construção de uma nova plataforma para gestão de FIDCs, projetada para atender às necessidades de diferentes perfis de usuários, garantindo simplicidade e eficiência na operação. A plataforma deveria proporcionar maior visibilidade sobre o status das operações, permitindo que todas as áreas envolvidas tivessem acesso a informações críticas para atuar de forma coordenada e liberar operações com agilidade, além de possibilitar a priorização de atividades com base nos direcionamentos estratégicos da empresa, promovendo alinhamento com os objetivos de negócio.
O que foi feito: FFoi desenvolvida uma arquitetura computacional moderna, estruturada em microserviços, com o objetivo de maximizar a disponibilidade, escalabilidade e segurança. A solução foi projetada para ser flexível e atender às crescentes demandas de negócio e adequações às resoluções do mercado de FIDC, garantindo maior controle e suporte a novos produtos, de acordo com as especificações operacionais da equipe de BackOffice do cliente. Um diferencial foi a criação de uma esteira dinâmica de produtos, permitindo ao administrador configurar novos fluxos de forma rápida e personalizada, alinhando-se às expectativas comerciais e estratégias de mercado. Essa flexibilidade integrou e geriu eficientemente produtos diversos, como operações de âncora, cartão de crédito, agro e atlético, assegurando a aderência às características de cada segmento. Para viabilizar o projeto, foram usados conceitos de Customer Centric, simplificando a operacionalização dos produtos. O foco foi otimizar o tempo de liberação das operações e integrar diferentes áreas do grupo. A padronização e automação de processos reduziram riscos, antes geridos por e-mails e planilhas. Outro grande desafio foi a implementação de Single Sign-On (SSO) e controle de autenticação de usuários para controle de acesso a operações e a integração com sistemas parceiros, como Serasa, VADU e QCertifica, para análise de risco e monitoramento de notas fiscais, garantindo uma gestão robusta e segura.
Resultados obtidos: O projeto foi desenvolvido em 2 anos e permitiu a substituição do sistema legado, reduzindo o custo de licenças de uso de tal produto. A plataforma possibilitou a criação de novos produtos em menor tempo, permitindo a penetração em novos nichos do segmento de FIDC. Devido à padronização de processos manuais, também viabilizou a reestruturação de áreas de BackOffice, como análise de risco, formalização e checagem. Isso resultou no aumento do volume de operações executadas, sem aumentar o quadro de funcionários da empresa, fortalecendo a competitividade do negócio e reduzindo os custos operacionais da empresa. Uma grande vantagem foi a substituição do sistema legado, que frequentemente travava e atrasava pagamentos. O sistema antigo tinha limitações tecnológicas e não suportava escalabilidade na nuvem. A nova plataforma FIDC permite processar um maior volume de boletos sem travamentos, garantindo a continuidade das operações.
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